sábado, 11 de julho de 2015

Morre no Egito o ator Omar Sharif, aos 83 anos


O ator egípcio Omar Sharif, 83 anos, conhecido pelos trabalhos em “Doutor Jivago” e “Lawrence da Arábia”, morreu ontem no Cairo. O artista, que se afastou há vários anos da vida pública, sofria de Alzheimer. Foi seu único filho, Tarek, que falou sobre a doença do pai, em maio deste ano, ao jornal espanhol “El Mundo”: “Meu pai tem Alzheimer. É difícil determinar em que fase está”.

Sharif ficou mundialmente conhecido em 1962, ao viver Sherif Ali em “Lawrence da Arábia”, que conta a participação do arqueólogo e escritor britânico Thomas Edward Lawrence nas rebeliões árabes da Primeira Guerra Mundial.

O filme ganhou sete Oscars, incluindo o de melhor filme e direção
(David Lean). Peter O’Toole foi indicado para ator e Sharif para coadjuvante (sua única nomeação na Academia), mas perdeu para Ed Begley (“Doce Pássaro da Juventude”).


“Doutor Jivago”



O grande sucesso de Sharif como protagonista também foi dirigido por Lean: “Doutor Jivago” (1965). Centrado na Rússia do início do século 20 até a queda do czar Nicolau 2º, o filme levou cinco estatuetas do Oscar – perdeu o principal para “A Noviça Rebelde”.

A filmografia de Sharif ainda inclui filmes como “Funny Girls” (1968), com Barbra Streisand, e “Che!” (1969), em que interpretou o revolucionário argentino Che Guevara.


FOLHAPRESS