quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Campanha de Vacinação contra Poliomielite foi prorrogada até o dia 10 de setembro


A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite que teve início no dia 10 deste agosto foi prorrogada até o dia 10 de setembro. Crianças de seis meses à menores de 5 anos devem tomar a vacina. Os pais devem levar o cartão de vacinação para registro da vacina e verificação de pendências em outras vacinas. Todas as Unidades de Saúde da Família oferecem a vacina às crianças.

Outras doenças, como sarampo e caxumba, também podem ser evitadas por meio da vacinação ainda na infância. Para isso, é realizado junto com a campanha contra a pólio, ação para atualizar a caderneta de vacinação infantil.

SEGURANÇA: A vacina contra a paralisia infantil é a única forma de prevenção contra a doença, que não possui tratamento. A vacina é segura e tem elevada eficácia entre 99% e 100%. Crianças com sintomas como tosse, coriza, rinite ou diarreia podem receber a vacina normalmente. Já crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou hipersensibilidade a algum componente da vacina devem ser avaliadas por um médico, que irá avaliar se a dose pode ser aplicada na hora ou se deve ser agendada.

POLIOMIELITE: A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.



Direto da Redação: Rodolfo Lima
Com informações do Ministério da Saúde