terça-feira, 24 de novembro de 2015

Santa Cruz na Elite

Foto: Bing

A torcida do Santa Cruz ainda festeja a volta do atual campeão pernambucano à primeira divisão nacional. O acesso do Tricolor do Arruda chama mais a atenção pela caminhada espinhosa que o clube percorreu nos últimos anos. Fora de classe, como relembra orgulhosamente sua torcida, o Mais Querido foi palmilhando degrau por degrau sua trajetória rumo à elite nacional.

Primeiro a classificação em quarto lugar no Campeonato Pernambucano para poder se habilitar à quarta divisão do Brasileirão, ou seja, a Série D. Uma situação nada lisonjeira para um clube de tantas glórias, mas era esse o caminho, não havia outro.

O resto já está contado em prosa e verso e muito sentimento. A humilhação da participação na Série D era compensada pelo apoio maciço da massa coral, que servia de êmulo à equipe. A cada acesso, o povão fazia uma festa que não tinha tamanho. Da Série D para a C, na qual o Santinha conquistou seu primeiro título de caráter nacional. Era o Santa Cruz lutando para voltar ao lugar de onde não deveria ter saído, como diziam seus torcedores. O ingresso, há dois anos, na Série B significava a chegada à porta do paraíso. O time que levava ao seu estádio, o Colosso, públicos que eram enaltecidos no mundo inteiro, chegou, finalmente, à divisão principal.

Agora, o Santa Cruz voltou a falar como gente grande e seu retorno à elite é comemorado não apenas pelos seus torcedores, mas por todos os que acompanham o futebol brasileiro com sensatez.

Pernambuco se fortalece com a presença de duas equipes na Série A, levando-o a falar mais alto. Enfim, é o Leão do Norte fazendo fazer a sua tradição. Pena que o Náutico tenha chegado tão perto e farrapado na meta final. Quem sabe se a gloriosa ascensão da Cobrinha não servirá de estímulo ao Timbu em 2016?.


Direto da Redação: Lenivaldo Moraes
NRG: Núcleo de Reportagem Gravataense