quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

​Entregues Certificados do Programa de Qualificação Profissional



A Prefeitura de Gravatá, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, por meio do Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), fez a entrega de 270 certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes na área de turismo. A ação, que aconteceu, nesta terça-feira (15), no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, localizado na BR- 232, contou com a presença do interventor do município, Mario Cavalcanti, e dos secretários municipais.

Os seguintes cursos foram oferecidos: Precificação e Técnica de Vendas, Diretrizes para o Turismo de Aventura e Ecoturismo, Hospitalidade, Produção Artesanal e Cultural vinculada ao Turismo, Organização de Eventos e Gestão de Negócios em Turismo. As aulas aconteceram nas salas do Centro de Formação Profissionalizante de Gravatá, no Centro da cidade.

O interventor do município, Mario Cavalcanti, parabenizou os alunos e destacou a necessidade de trazer de volta à Gravatá o reconhecimento do potencial turístico que o município oferece. “Juntos voltaremos a mostrar a beleza da cidade para os pernambucanos e para os turistas do país. Conto com a ajuda de vocês e tenho certeza de que com a nossa gestão administrativa vamos conseguir chegar lá”, destacou.

“O turismo em Pernambuco cresce a cada dia e, com a formação de vocês, acreditamos que teremos uma melhoria dos serviços nos setores que envolvem o turismo”, destacou o secretário executivo de Planejamento Turístico e Gestão do Estado, Gustavo Catalano, que, na ocasião, esteve representando o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

“É uma alegria poder estar aqui para entregar os certificados aos alunos e ver o entusiasmo e empenho deles com a formação. Pretendemos trazer outras parcerias para Gravatá. A cidade se destaca no ecoturismo e turismo de aventuras e, por isso, é importante para o Prodetur e para a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado trazer melhorias para o turismo local. Não basta só investir na requalificação de equipamentos, mas, também, na capacitação para um melhor atendimento dos serviços prestados”, concluiu a secretária executiva do Prodetur em Pernambuco, Izabel Urquiza.

Os cursos foram voltados para empresários e profissionais que trabalham com a gestão de empreendimentos turísticos e foram oferecidos gratuitamente. As turmas foram formadas com até 30 alunos e divididas por área de atuação e interesse. A duração média de cada curso foi de dois meses

A qualificação é resultado dos estudos do Plano de Qualificação Profissional e Empresarial dos Polos Turísticos (Polos Costa dos Arrecifes, Vale do São Francisco e Agreste) que apontou a necessidade de fortalecimento da gestão de oportunidades e comunicação entre a oferta de qualificação e a demanda do Estado.

POLO AGRESTE: Bezerros, Bonito, Caruaru e Gravatá. No Agreste, já foram finalizadas 18 turmas dos cursos de qualificação (Bonito: 6 / Gravatá: 9 / Bezerros: 1 / Caruaru: 2), das 25 que se encerrarão até o final de janeiro de 2016. Com a conclusão dessas turmas 750 pessoas terão sido capacitadas neste polo.