quinta-feira, 14 de abril de 2016

Bolas indestrutíveis são entregues ao Grupo de Apoio aos Meninos de Rua‏

Foto\ Marcone Barros 

O Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR), localizado em Gravatá, no Agreste, foi contemplado com a doação de bolas indestrutíveis – equipamentos resistentes a furos, cortes e que não murcham. A ação, uma iniciativa da ONG Love.fútbol, por meio de parceria com a Secretaria estadual de Turismo, Esporte e Lazer, aconteceu nesta quarta-feira (13), no Polo Cultural do Cruzeiro, no Espaço Cultura do GAMR.

Na ocasião, o interventor do município, Mário Cavalcanti, esteve acompanhado pelo representante da ONG Love.fútbol, Pedro Leal, pelo gerente de Esportes da Secretaria estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Roberto Gomes, e, também, pelos secretários municipais, Arthur Cunha, Daniela Alecrim e Marcus Alencar, Governo Comunicação e Imprensa, Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e Procuradoria Geral do Município, respectivamente.

Ao todo, dez bolas indestrutíveis foram entregues ao GAMR, pela ONG Love.fútbol. Já a Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, durante a cerimônia, fez a entrega de kits contendo 30 coletes. O objetivo foi padronizar os grupos de futebol durante as partidas.

O interventor do município, Mário Cavalcanti, falou da emoção ao ver a alegria das crianças em receber as bolas. "O projeto me passa um filme na cabeça. Me recordo de quando eu era criança e praticava esportes no centro comunitário do bairro onde eu morava. Meus pais sempre me estimularam a estudar porque o estudo é fundamental. Porém, a prática esportes é também uma forma de educar”, avaliou.

O representante da ONG Love.fútbol, Pedro Leal, apresentou a bola aos presentes e, na ocasião, explicou como funciona. “Esta bola foi desenvolvida nos Estados Unidos, pela 'One World Play Project' e. Ela não fura, nem murcha, pode até um caminhão passar por cima que a bola não será danificada. Nossa especialidade na ONG é construir e reformar campos de futebol com a participação da comunidade, eles é quem são os protagonistas da ação. E nós fazemos questão de envolver a comunidade nesse trabalho para que eles possam zelar pelo espaço.”, destacou.

Para o aluno do GAMR, Jesus Silva, de 14 anos, a entrega das bolas muda completamente a realidade das partidas de futebol. “Eu moro no Bairro Novo e participo de atividades aqui há um ano. Muitas vezes quando a bola furava, a gente ficava cerca de um mês sem jogar bola, só olhando para o campo e sem ter o que fazer. Agora, não iremos sofrer mais com esse problema”, disse.

Love.fútbol - Movimento que tem o jogador Hernanes (Juventus, Itália) como embaixador, é uma ONG conhecida por construir quadras de futebol dentro e fora do Brasil. Recentemente pegou a estrada para conhecer comunidades no Sertão de Pernambuco e de Alagoas. O objetivo foi avaliar espaços com potencial para ações da organização e conhecer o trabalho de entidades, lideranças e grupos locais para indicações a projetos futuros.

GAMR – É uma instituição sem fins lucrativos que funciona com o apoio da Prefeitura Municipal e atende, atualmente, 60 crianças. O grupo foi fundado em 1991 e desenvolve ações de inclusão social por meio de manifestações da cultura popular como o maracatu, pífano, danças populares e produções audiovisuais. O Grupo desenvolve, também, atividades esportivas, entre elas o futebol, brincadeiras populares e recreativas.