segunda-feira, 11 de julho de 2016

Campanha antiterrorismo nas Olimpíadas do Rio necessita do envolvimento da população

Reprodução
A PM do Rio, o Disque-Denúncia e as concessionárias de metrô, barcas, trem, VLT e BRT lançam esta semana a campanha Carioca Ligado, Rio Seguro. O objetivo é alertar a população sobre possíveis ameaças, como objetos abandonados. Recentemente, o Ministério da Defesa, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e com o Ministério da Justiça, também já havia iniciado uma campanha informativa para alertar a população do Rio de Janeiro e demais cidades que receberão competições olímpicas sobre possíveis ameaças durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

“A campanha vem da necessidade de envolvimento da população nas estratégias de segurança das Olimpíadas do Rio. A campanha busca pedir à população que avise através do Disque Denúncia se vir algo suspeito nos espaços públicos e de transporte coletivo da cidade durante o período olímpico. Os problemas serão os inevitáveis trotes e filtros das informações. Como o nosso país não tem tradição nesse tipo de ameaça, é preciso fazer com que as pessoas estejam mais atentas”, afirma o professor de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Newton de Oliveira, que é especialista em segurança pública.

- Newton de Oliveira é professor de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, especialista em segurança pública, com cursos em Israel, e foi coordenador consultor (líder pelo PNUD junto ao Ministério da Justiça) da equipe que planejou a Segurança dos Jogos Pan-americanos do Rio. O professor está disponível para entrevista.



Direto da Redação: Annelize
NA MIRA DA NOTÍCIA