sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Com música ao ar livre, Banda XV de Novembro celebra 121 anos com retreta no Memorial Gravatá


O imponente e belo prédio centenário do Memorial Gravatá será o cenário de um lindo espetáculo ao ar livre, trata-se das comemorações do aniversário de 121 anos da Sociedade Musical XV de Novembro em Gravatá. A antiga cadeia pública receberá a partir das 16 horas do domingo (15 de novembro) a presença e talento da aniversariante e seus convidados: Maestro Spok, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Música do Recife, Meninos do GAMR – Grupo de Apoio aos Meninos e Meninas de Rua de Gravatá entre outros amigos que estarão na cidade para prestigiar este que é um dos eventos mais tradicionais no município. A programação de aniversário começa cedo com o hasteamento do Pavilhão Nacional às 8 da manhã pontualmente em frente a Prefeitura. O evento conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Turismo.

Entre os homenageados está a professora Lourdinha, uma apaixonada pela banda e que infelizmente veio a falecer em abril deste ano. Professora Lourdinha dedicou parte de sua vida à banda exercendo a função de secretária e fã do grupo. Com 50 componentes a Banda XV de Novembro é regida pelo conceituado baterista e maestro Adelson Pereira, sendo uma dos mais antigos grupos musicais da região.

Almir de Souza, atual presidente da sociedade, aproveita a ocasião para reforçar o convite, “Toda a sociedade gravataense está convidada para este grande evento que é uma tradição no município. Agradecemos desde já o apoio de todos que estão trabalhando neste projeto“, disse.

Banda XV de Novembro 121 anos de história.

Por falta de registro, não se sabe ao certo quem fundou a Banda XV de Novembro. O livro de ata mais antigo de que se têm informações é de 13 de janeiro do ano de 1924. No entanto, quando Joaquim Didier chegou a Gravatá a banda existia, mas não tinha nome. Foi quando em 1894 passou a existir de fato na cidade. Desde então, Gravatá começou a acompanhar os passos daquela que se tornaria o xodó de todos os gravataenses e alcançaria o respeito de muitas outras bandas de renome no Estado e fora dele. A banda já se apresentou em várias cidades de Pernambuco: Garanhuns, Belo Jardim etc. e em outros Estados como: Alagoas e Rio Grande do Norte.

MESTRES POR EXCELÊNCIA.
Manoel Bombardino dedicou 50 anos de sua vida à banda, formando grandes profissionais e elevando o nome da XV de Novembro. Sua exigência era a marca registrada de um mestre que lutava pelo melhor para sua paixão, a banda. Manoel Bombardino morreu, mas deixou como herança, outro grande mestre, um verdadeiro líder, que hoje é tido como pai de moças e rapazes que depositam seus sonhos nas mãos daquele que vai lhes ensinar a tocar um instrumento e realizar seus desejos mais profundos, de ser um músico profissional.

Maestro Adelson Pereira é a prova viva de que sonhos são possíveis e de que empenho e dedicação são ingredientes fundamentais para conquistar realizações. Adelson Pereira é filho de Manoel Bombardino e leva adiante o trabalho do pai. Se a exigência era a marca registrada do pai, a disciplina é a marca do maestro Adelson, mas o fator mais marcante desse homem de fibra é o amor que sente pelos seus alunos e a dedicação que têm a todos sem exceção, “É uma relação de amor. Eu os considero como filhos, são mais que meus alunos, são muitos filhos que adquiri com o passar dos anos”, disse maestro Adelson Pereira.