sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Professores da rede municipal apresentam seminário durante a capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


Os professores alfabetizadores da rede municipal de Gravatá, participam da capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A ação, que acontece neste sábado (12), será realizada na Escola Estadual Amenayde Farias, localizada no Centro da cidade.

Durante a ocasião, além de participar da capacitação, os docentes irão apresentar exemplos das práticas aplicadas em salas de aula, no chamado Seminário de Vivência. A ação é continuada e segue até o primeiro semestre de 2016. Ao todo, 106 professores participaram. A formação é realizado por cinco orientadores e uma coordenadora de ensino.

“A reflexão feita por todos envolvidos no pacto (professores, coordenadores, gestores e formadores da universidade) é a de que foram observadas mudanças de comportamento na prática docente de muitos dos professores que participaram da formação”, disse a coordenadora Municipal de Ensino, Sandra Moraes, ao destacar que, depois da ação, foram criados, nas salas de aulas, os chamados Cantinhos da Leitura e da Matemática.

“Neles, os professores utilizam o material de apoio pedagógico destinado às salas dos 1º aos 3º anos do Ensino Fundamental. O trabalho é de fundamental importância e tem um resultado positivo”, finalizou, Sandra.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos. O PNAIC é uma ação do governos Federal, em parceria com os governos estaduais e municipais. O objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Ao aderir ao PNAIC, os entes governamentais se comprometem em alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática. Em contrapartida, os municípios recebem do MEC, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE), formação continuada presencial para os professores Alfabetizadores (dos 1º aos 3º anos).



Direto da Redação: Arthur Cunha